Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Poluição pode alterar produção de hormônio nas mulheres

Ir para baixo

Poluição pode alterar produção de hormônio nas mulheres Empty Poluição pode alterar produção de hormônio nas mulheres

Mensagem  Luis Aurelio Ter maio 17, 2011 10:36 pm

Pesquisas médicas apontam que a poluição é uma das causas da infertilidade. Os casais que vivem em locais mais poluídos podem ter dificuldade para ter filhos.

Poluição pode alterar produção de hormônio nas mulheres 18_MHG_sp_polu

A dificuldade para engravidar levou Rafael e Débora ao consultório médico. Assim como muitos casais, eles precisam fazer tratamento para ter filhos.

“A gente até procurou um especialista e ele falou que não é problema genético. Mas não soube explicar”, diz Rafael Ros.

A infertilidade pode ter várias causas, como problema genético, fumo, obesidade, sedentarismo, estresse e dependência de drogas. Agora, os médicos dizem que a poluição é mais um agravante.

“É uma reação onde organismo identifica o espermatozóide como uma célula agressora e produz anticorpos contra o espermatozóide, particularmente na região entre a cabeça e a cauda do espermatozóide, que tem uma incapacidade de mobilidade progressiva e uma incapacidade de fertilização do óvulo”, diz o médico Jorge Hallak.

Outra pesquisa revela que em São Paulo, por conta da poluição, os homens estão produzindo menos espermatozóides que carregam o cromossomo y, que é o do sexo masculino.

“Da região mais poluída para a menos poluída houve uma queda de 1% do nascimento de meninos”, detalha o médico.

As mulheres também podem ter problemas por causa da poluição. A prolactina, o hormônio que prepara as mamas para a gravidez, pode ficar alterada.

"Estar exposto a esse tipo de poluente causa um risco de 21 vezes a mais de ter um aumento da prolactina”, diz o coordenador do curso de Saúde e Gestão Ambiental da Faculdade ABC, Fernando Fonseca.

“Se a população souber que os poluentes podem causar problemas na sua saúde, com certeza, eles vão procurar melhorias na forma de educação ambiental. Na realidade, será uma conscientização”, afirma o professor de saúde ambiental e de química Odair da Silva.

“Vou cada vez mais construir minha vida em algum lugar em que eu tenha pelo menos um ar saudável para respirar”, conclui Rafael.

Retirado do Site: g1.globo.com
Luis Aurelio
Luis Aurelio
Admin


Ficha
Usuário: Professor

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos