DEZ perguntas (por aline)
Página 1 de 1
DEZ perguntas (por aline)
1- O que é Cultura e como ela é importante para nós?
Cultura (do latim colere, que significa cultivar) é um conceito de várias acepções, sendo a mais corrente a definição genérica formulada por Edward B. Tylor, segundo a qual cultura é “aquele todo complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e aptidões adquiridos pelo homem como membro da sociedade”. Em Roma, na língua latina, seu antepassado etimológico tinha o sentido de “agricultura” (significado que a palavra mantém ainda hoje em determinados contextos), como empregado por Varrão, por exemplo. Cultura é também associada, comumente, a altas formas de manifestação artística e/ou técnica da humanidade, como a música erudita europeia (o termo alemão “Kultur” – cultura – se aproxima mais desta definição). Definições de cultura foram realizadas por Ralph Linton, Leslie White, Clifford Geertz, Franz Boas, Malinowski e outros cientistas sociais. Em um estudo aprofundado, Alfred Kroeber e Clyde Kluckhohn encontraram pelo menos 167 definições diferentes para o termo cultura. Por ter sido fortemente associada ao conceito de civilização no século XVIII, a cultura muitas vezes se confunde com noções de: desenvolvimento, educação, bons costumes, etiqueta e comportamentos de elite. Essa confusão entre cultura e civilização foi comum, sobretudo, na França e na Inglaterra dos séculos XVIII e XIX, onde cultura se referia a um ideal de elite.Ela possibilitou o surgimento da dicotomia (e, eventualmente, hierarquização) entre “cultura erudita” e “cultura popular”, melhor representada nos textos de Matthew Arnold, ainda fortemente presente no imaginário das sociedades ocidentais
2- Como a Ciência se faz presente em nossas vidas?
A ciência é muito importante para o nosso dia-a-dia, pois ela nunca esta parada, esta sempre buscando novos conheçimentos.
Nos ajuda muito a medicina no nosso dia-a-dia, pois ela esta sempre buscando novas teorias novos conveitos.
A ciência é uma produção de conheçimentos! e também para quem gosta se torna um interterimento.
Embora a educação no Brasil não seja das melhores, com muita dificuldade, a ciência no país vem se desenvolvendo.
A Ciência é a responsável pelo desenvolvimento social, político, econômico e tecnológico de uma nação.
Se em uma nação tudo estiver voltado para sua educação, com certeza, a ciência deste país será a melhor do mundo, e consequentemente, este país será o mais desenvolvido . A educação de um país tem que ter "prática", pois não existe ciência sem que se pratique ciência.
O objetivo da ciência é buscar respostas para todas as coisas, e assim, acabar com as doenças que assolam uma nação e aumentar seu desenvolvimento tecnológico.
Este trabalho tem como objetivo mostrar a importância da ciência para a nação, através da Educação, da Física e do desenvolvimento tecnológico.
3- No decorrer dos anos, quais foram os maiores avanços da Ciência para a sociedade?
1) Gravidade e física - Isaac Newton (segunda metade do século XVII) A) Teoria heliocêntrica: os povos antigos acreditavam que o sol girava em torno da Terra. As religiões monoteístas, particularmente o catolicismo, transformaram isso em dogma, ao dar ao ser humano um lugar no centro do Universo. Por isso, a teoria proposta pelo astrônomo polonês Nicolau Copérnico, ao conseguir explicar a mecânica celeste de maneira mais racional, teve a força de um cataclisma filosófico, social e religioso, e que quase levou Galileu à fogueira, por apresentar provas científicas para a teoria. Depois disso, toda a ciência mudou, livrando-se da herança de Aristóteles para sempre.
B) Teoria da gravitação universal: proposta pela primeira vez pelo maior gênio científico de todos os tempos, o físico inglês Isaac Newton, representou uma solução teórica brilhante para o problema da atração entre massas, e explicou milhares de fenômenos naturais, particularmente na astronomia. Newton também inventou toda uma nova área da matemática para descrever fenômenos físicos dinâmicos, o cálculo diferencial e integral; revolucionando para sempre as ciências da natureza.
Isaac Newton Galileu Galilei Nicolau Copérnico
2) Átomo - Ernest Rutherford e Niels Bohr (Em 1896 foi descoberta a emanação espontânea de energia de materiais radiativos, por Henri Bercquerel, mas apenas 10 anos depois Einstein apresentou sua fórmula (E = mc²), compreendendo – se a verdadeira relação entre matéria e energia e a verdadeira fonte de luz e calor do Sol. Com esta teoria Einstein estava propondo que tanto a massa como a energia são destrutíveis, contradizendo a Lei da Conservação da energia.) Estrutura do átomo: átomo é uma palavra grega que significa "algo que não pode ser dividido". Embora muitos cientistas e filósofos antigos acreditassem que a matéria era composta desses elementos primitivos e indivisíveis, a prova que de que os átomos existem foi conseguida somente no século XIX. Mais importante ainda foi a sucessão de descobertas, ao longo da primeira metade do século XX, que o átomo não era indivisível e que ele é composto por partículas ainda menores, como os elétrons, os prótons, os nêutrons, e todo um verdadeiro "zoológico" de mais de uma centena de partículas menores e subpartículas, como os quarks e os glúons. A grande vitória da física atômica foi, em 1939, a descoberta de que os átomos podiam ser quebrados e recriados artificialmente (fissão e fusão). Isso levou ao desencadeamento da energia contida nos átomos, e à coisas boas e ruins, como as bombas atômicas e a energia atômica para fins pacíficos.
3) Relatividade - Albert Einstein (Em 1905 ele publicou um total de 5 ensaios sobre temas inteiramente diversos. Três deles estavam entre os maiores da física. O ensaio concernente à explicação quântica do efeito fotoelétrico conquistou – lhe o prêmio Nobel dezesseis anos mais tarde. O terceiro ensaio continha a teoria especial da relatividade, acrescentando o espaço – tempo como a Quarta dimensão do universo. Teoria da relatividade: descoberta no começo do século pelo físico alemão, Albert Einstein, alterou de forma profunda e radical nossa percepção acerca do Universo, da matéria, da energia e do tempo. Abalou e alterou a física newtoniana, predominante por mais de 200 anos, e abriu campos inteiros novos da física, principalmente nos fenômenos de larga escala e enorme velocidade, como a astrofísica e a cosmologia. Não é à toa que Einstein foi eleito a personalidade do século pela revista Time.
Albert Einstein Max Planck
4) Big-Bang - Edwin Hubble Big-Bang: qual é a origem do Universo? Muitas evidências indicam que toda a matéria e a energia nele existentes, e o próprio espaço e tempo, se originaram há uns 20 bilhões de anos, a partir de um único ponto, chamado singularidade, que "explodiu" e ainda está se expandindo. A expressão foi cunhada por um físico russo-americano, George Gamow. Continua sendo uma teoria, pois suas evidências são indiretas; seria impossível observá-lo. Mas o Big-Bang mudou tudo na maneira de encararmos a criação, inclusive do ponto de vista filosófico. (Em 1927, combinando os estudos anteriores sobre o aspecto luminoso, Hubble descobriu que a mudança para o vermelho das galáxias em recessão aumenta proporcionalmente à distância com relação à Terra. Em outras palavras, o universo está se expandindo e com as estrelas mais distantes se movendo mais rápido. O ritmo da expansão é representado pelo cálculo que é denominado constante de Hubble. Segundo os cálculos atuais as galáxias estão se expandindo a uma velocidade de aproximadamente 16 à 32 quilômetros por segundo para cada milhão de anos – luz de distância da Terra. Se imaginarmos e calcularmos mateaticamente a expansão em sentido contrário todas as galáxias encontrariam se uem um único ponto, considerado o principio do universo. A maioria dos estudiosos concorda que o tempo zero ocorreu cerca de 15 bilhões de anos. Em 1927, depois de tomar conhecimento sobre a teoria da expansão do universo, Georges Edward Lemaitre apresentou a teoria que hoje é generalizadamente aceita pelos astrônomos e especialistas. Ele afirma que no tempo zero o universo era somente uma massa minúscula que ele denominou de “ovo cósmico” ou “super átomo”, nada mais existia, o ovo cósmico estava sujeito a própria atração gravitacional, contraindo e comprimindo – se cada vez mais, em algum momento com uma temperatura elevadíssima e o volume mínimo ocorreu uma grande explosão. Lemaitre afirmou que a recessão das galáxias é prova visível dessa explosão. Essa teoria foi aperfeiçoada por George Gamow e publicada em 1948 em um artigo entitulado: “A origem dos elementos químicos.”, no qual Gamow utilizou pela primeira vez o termo Big Bang. Esta teoria hoje, de tão aceita é chamada de teoria padrão. Embora o Big Bang Ter ocorrido há cerca de 15 bilhões de anos, foram precisos vários bilhões de anos só para que as galáxias adquirissem sua atual configuração no universo. Ainda não há consenso se o universo ira continuar de expandindo indefinidamente.)
5) Evolução - Charles Darwin (No ano de1859, na certeza de ter a encontrado a resposta aos seus questionamentos, ele escreveu o livro: A Origem das Espécies.) Teoria da evolução: Até a publicação do pioneiro estudo do naturalista inglês Charles Darwin no século XIX, existiam muitas teorias que procuravam explicar, de forma insatisfatória, a diversidade das espécies vivas no planeta e o fato evidente de que algumas descendiam de outras. Darwin propôs, brilhantemente, o mecanismo para a evolução, através da teoria da seleção natural, ou da adaptação seletiva, pela qual pequenas mudanças nos organismos vivos afetam sua sobrevivência em relação a mudanças ambientais, e que os mais aptos conseguem se reproduzir em maior quantidade. Constitui, até hoje, o embasamento que tudo explica, na biologia.
Charles Darwin
6) Célula e genética - Walther Flemming e Gregor Mendell Em 1879, Walther Flemming conseguiu identificar um material filiforme no núcleo das células Código genético: a descoberta da estrutura e da função do DNA e do RNA na codificação genética e nos mecanismos da herança e das funções celulares é um dos mais espetaculares avanços científicos de todos os tempos, tendo revolucionado profundamente a biologia e a medicina. O feito é devido a dois cientistas ingleses na década dos 50s, Crick e Watson (que ainda estão vivos). Abriu o caminho para uma nova era da humanidade, através da engenharia genética, a terapia gênica, a síntese de novas formas de vida, e assim por diante. É o ser humano brincando de Deus.
A célula: os naturalistas descobriram, através do uso de um novo instrumento, o microscópio, que os organismos eram constituídos por unidades muito pequenas, denominadas células. Bactérias, protozoários e alguns tipos de algas são unicelulares, mas a complexidade da vida aumentou muito com o surgimento dos seres pluricelulares. Seu funcionamento pode ser explicado como uma cooperação integrada entre grupos de células especializadas em determinados tipos de funções, como suporte, nutrição, respiração, comando, etc. A teoria celular deu origem também à medicina científica, ao levar-nos a entender que as doenças surgem em decorrência do malfuncionamento ou morte de grupos dessas células, e abriu as portas para o diagnóstico e a terapia modernos.
7) DNA - Francis Crick e James Watson Em 1869, o bioquímico suíço Friedtich Mieschner aventou pela primeira vez que todos os núcleos celulares provavelmente possuíram uma química especifica.
“Crick, então de 36 anos, e Watson, de 24, trabalhavam no Laboratório Cavendish da Universidade de Cambridge em 1953 quando descobriram a dupla hélice, a estrutura molecular do DNA, uma descoberta que, na época, segundo Crick, apenas um pequeno grupo "pensou que poderia ser interessante".
4- Antes de 1930 a Mulher não tinha direito ao voto, Por quê?
Pq não era considerada a igualdade entre os sexos... A mulher não era considerada cidadã, por isso não podia votar.
5- Como a Mulher ganhou o direito ao voto?
O voto feminino foi permitido pela primeira vez em 1893, na Nova Zelândia, graças ao movimento feminista.
Vale dizer que tal movimento foi fortemente baseado nos ideais iluministas, mas foi depois da Revolução Industrial (principalmente na Inglaterra) que o movimento sufragista se expandiu e influenciou outras países. A história da luta das mulheres pelos votos é muito bonita... lembrando aqui que estou fazendo um breve resumo.
No Brasil, apenas tivemos direito de votar quando da instituição do nosso Código Eleitoral de 1932, no governo de Getúlio Vargas
6- O que mudou de lá prá cá?
Estas primeiras manifestações desafiaram ao mesmo tempo a ordem conservadora que excluía a mulher do mundo público (do voto, do direito como cidadã) e também, propostas mais radicais que iam além da igualdade política, mas que abrangiam a emancipação feminina, pautando-se na relação de dominação masculina sobre a feminina em todos os aspectos da vida da mulher. Durante o império, alguns juristas tentaram legalizar o voto feminino, com ou sem o consentimento do marido. A constituição de 1891, não excluía a mulher do voto, pois na cabeça dos constituintes não existia a ideia da mulher como um indivíduo dotado de direitos. Isso fez com que muitas mulheres requeressem, sem sucesso, o alistamento. A constituição republicana de 1891 continha inicialmente uma medida que dava direito de voto para as mulheres, mas na última versão essa medida foi abolida, pois predominou a ideia de que a política era uma atividade desonrosa para a mulher.
Alguns momentos históricos desta época foram importantes no avanço da luta das mulheres, entre outros, as greves de 1917, em 1922 o surgimento do Partido Comunista do Brasil e, nesta mesma data, a realização da Semana de Arte Moderna em São Paulo.
Em 1922, aquela que é, ao lado de Nísia Floresta, considerada pioneira no feminismo brasileiro, Berta Lutz, fundou a Federação Brasileira pelo Progresso Feminino, que lutava pelo voto, pela escolha do domicílio e pelo trabalho de mulheres sem autorização do marido.
Rio Grande do Norte e Minas Gerais foram Estados pioneiros no país a legalizar o voto feminino. A primeira eleitora registrada foi Celina Guimarães Viana. Celina, em 1927, invocou o artigo 17 da lei eleitoral do Rio Grande do Norte. Que dispunha: "No Rio Grande do Norte, poderão votar e ser votados, sem distinção de sexo, todos os cidadãos que reunirem as condições exigidas em Lei". Em 25 de novembro de 1927, ela deu entrada numa petição requerendo sua inclusão no rol dos eleitores. Face ao que o juiz Israel Ferreira Nunes deu parecer favorável, incluindo-a no rol dos eleitores e enviou telegrama ao presidente do Senado Federal, pedindo em nome da mulher brasileira a aprovação do projeto que instituía o voto feminino. Mas, em nível nacional, o fato que mais repercutiu em relação a todas as mulheres, foi ter a escritora, advogada e feminista mineira, Mietta Santiago, em 1928, notado que a proibição ao voto feminino contrariava o artigo 70 da Constituição da República Federativa dos Estados Unidos do Brasil (24 de fevereiro de 1891), então em vigor. O artigo diz: "São eleitores os cidadãos maiores de 21 anos que se alistarem na forma da lei". O artigo diz, como visto, simplesmente "cidadãos maiores de 21 anos...", sem qualquer discriminação de sexo. Com base nisso, Mietta impetrou, como advogada, Mandado de Segurança e obteve sentença (fato inédito no país) que lhe permitiu votasse em si mesma para um mandato de deputada federal. Embora não tivesse a advogada mineira conseguido se eleger, o que seria uma ousadia para a época, o Partido Republicano do Rio Grande do Norte, aproveitando-se dessa brecha aberta por Mietta Santiago, pode candidatar a potiguar Luiza Alzira Soriano Teixeira. Que se tornaria a primeira mulher a ser eleita para um mandato político no Brasil. Ou seja, Alzira Soriano, em 1929, tomaria posse no cargo de intendente do município potiguar de Lages, RN.
Bem, tornando a Mietta, importa dizer ter sido ela a primeira a exercer pois, plenamente, os seus direitos políticos. A saber: direito político ativo (votar), amparado em sentença, fundada em direito líquido e certo previsto na Constituição Federal, e também direito político passivo (ser votada). Como bem diz Carlos Drummond de Andrade no seu poema Mulher Eleitora: "MIETTA SANTIAGO, loura poeta bacharel conquista, por sentença de juiz, direito de votar e ser votada..." O código eleitoral elaborado em 1933 finalmente estendia o direito a voto e a representação política às mulheres; na constituinte de 1934 houve uma representante do sexo feminino, a primeira deputada do Brasil: Carlota Pereira de Queirós.
Um outro movimento na época, concomitante a luta por direitos políticos era um movimento mais de enfrentamento na justiça e nas atividades de mulheres livres-pensadoras que criavam jornais e escreviam livros e peças de teatro. Somavam-se a elas as anarquistas radicais que traziam consigo à luta das trabalhadoras, discutindo, assim, o trabalho e a desigualdade de classe, bem distante das preocupações das feministas de elite.
7- Você acha que mulheres e homens deveriam possuir os mesmos deveres e direitos? Explique.
Sim acho pois deus nos fez igual para podermos conviver em paz e igualdade por isso temos que ser iguais pelo menos nossos direitos
8- Nas grandes cidades há vários espaços culturais e para a cultura em modo geral, dê alguns exemplos desses lugares, cite alguns aos quais você queira conhecer um dia.
MASP, Pinacoteca,Museu da Lingua Portuguesa, Bienal . . .
9- Em nossa cidade como a cultura é difundida? Existe apoio ou espaço para atividades do gênero?
Atraves de festa, apresentações entre outras.Sim para algumas coisas
10- Se você fosse o prefeito, socialmente, o que você faria para a melhora Cultural?
Proporcionaria mais festas para integrar a cultura de nossas terras
Cultura (do latim colere, que significa cultivar) é um conceito de várias acepções, sendo a mais corrente a definição genérica formulada por Edward B. Tylor, segundo a qual cultura é “aquele todo complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e aptidões adquiridos pelo homem como membro da sociedade”. Em Roma, na língua latina, seu antepassado etimológico tinha o sentido de “agricultura” (significado que a palavra mantém ainda hoje em determinados contextos), como empregado por Varrão, por exemplo. Cultura é também associada, comumente, a altas formas de manifestação artística e/ou técnica da humanidade, como a música erudita europeia (o termo alemão “Kultur” – cultura – se aproxima mais desta definição). Definições de cultura foram realizadas por Ralph Linton, Leslie White, Clifford Geertz, Franz Boas, Malinowski e outros cientistas sociais. Em um estudo aprofundado, Alfred Kroeber e Clyde Kluckhohn encontraram pelo menos 167 definições diferentes para o termo cultura. Por ter sido fortemente associada ao conceito de civilização no século XVIII, a cultura muitas vezes se confunde com noções de: desenvolvimento, educação, bons costumes, etiqueta e comportamentos de elite. Essa confusão entre cultura e civilização foi comum, sobretudo, na França e na Inglaterra dos séculos XVIII e XIX, onde cultura se referia a um ideal de elite.Ela possibilitou o surgimento da dicotomia (e, eventualmente, hierarquização) entre “cultura erudita” e “cultura popular”, melhor representada nos textos de Matthew Arnold, ainda fortemente presente no imaginário das sociedades ocidentais
2- Como a Ciência se faz presente em nossas vidas?
A ciência é muito importante para o nosso dia-a-dia, pois ela nunca esta parada, esta sempre buscando novos conheçimentos.
Nos ajuda muito a medicina no nosso dia-a-dia, pois ela esta sempre buscando novas teorias novos conveitos.
A ciência é uma produção de conheçimentos! e também para quem gosta se torna um interterimento.
Embora a educação no Brasil não seja das melhores, com muita dificuldade, a ciência no país vem se desenvolvendo.
A Ciência é a responsável pelo desenvolvimento social, político, econômico e tecnológico de uma nação.
Se em uma nação tudo estiver voltado para sua educação, com certeza, a ciência deste país será a melhor do mundo, e consequentemente, este país será o mais desenvolvido . A educação de um país tem que ter "prática", pois não existe ciência sem que se pratique ciência.
O objetivo da ciência é buscar respostas para todas as coisas, e assim, acabar com as doenças que assolam uma nação e aumentar seu desenvolvimento tecnológico.
Este trabalho tem como objetivo mostrar a importância da ciência para a nação, através da Educação, da Física e do desenvolvimento tecnológico.
3- No decorrer dos anos, quais foram os maiores avanços da Ciência para a sociedade?
1) Gravidade e física - Isaac Newton (segunda metade do século XVII) A) Teoria heliocêntrica: os povos antigos acreditavam que o sol girava em torno da Terra. As religiões monoteístas, particularmente o catolicismo, transformaram isso em dogma, ao dar ao ser humano um lugar no centro do Universo. Por isso, a teoria proposta pelo astrônomo polonês Nicolau Copérnico, ao conseguir explicar a mecânica celeste de maneira mais racional, teve a força de um cataclisma filosófico, social e religioso, e que quase levou Galileu à fogueira, por apresentar provas científicas para a teoria. Depois disso, toda a ciência mudou, livrando-se da herança de Aristóteles para sempre.
B) Teoria da gravitação universal: proposta pela primeira vez pelo maior gênio científico de todos os tempos, o físico inglês Isaac Newton, representou uma solução teórica brilhante para o problema da atração entre massas, e explicou milhares de fenômenos naturais, particularmente na astronomia. Newton também inventou toda uma nova área da matemática para descrever fenômenos físicos dinâmicos, o cálculo diferencial e integral; revolucionando para sempre as ciências da natureza.
Isaac Newton Galileu Galilei Nicolau Copérnico
2) Átomo - Ernest Rutherford e Niels Bohr (Em 1896 foi descoberta a emanação espontânea de energia de materiais radiativos, por Henri Bercquerel, mas apenas 10 anos depois Einstein apresentou sua fórmula (E = mc²), compreendendo – se a verdadeira relação entre matéria e energia e a verdadeira fonte de luz e calor do Sol. Com esta teoria Einstein estava propondo que tanto a massa como a energia são destrutíveis, contradizendo a Lei da Conservação da energia.) Estrutura do átomo: átomo é uma palavra grega que significa "algo que não pode ser dividido". Embora muitos cientistas e filósofos antigos acreditassem que a matéria era composta desses elementos primitivos e indivisíveis, a prova que de que os átomos existem foi conseguida somente no século XIX. Mais importante ainda foi a sucessão de descobertas, ao longo da primeira metade do século XX, que o átomo não era indivisível e que ele é composto por partículas ainda menores, como os elétrons, os prótons, os nêutrons, e todo um verdadeiro "zoológico" de mais de uma centena de partículas menores e subpartículas, como os quarks e os glúons. A grande vitória da física atômica foi, em 1939, a descoberta de que os átomos podiam ser quebrados e recriados artificialmente (fissão e fusão). Isso levou ao desencadeamento da energia contida nos átomos, e à coisas boas e ruins, como as bombas atômicas e a energia atômica para fins pacíficos.
3) Relatividade - Albert Einstein (Em 1905 ele publicou um total de 5 ensaios sobre temas inteiramente diversos. Três deles estavam entre os maiores da física. O ensaio concernente à explicação quântica do efeito fotoelétrico conquistou – lhe o prêmio Nobel dezesseis anos mais tarde. O terceiro ensaio continha a teoria especial da relatividade, acrescentando o espaço – tempo como a Quarta dimensão do universo. Teoria da relatividade: descoberta no começo do século pelo físico alemão, Albert Einstein, alterou de forma profunda e radical nossa percepção acerca do Universo, da matéria, da energia e do tempo. Abalou e alterou a física newtoniana, predominante por mais de 200 anos, e abriu campos inteiros novos da física, principalmente nos fenômenos de larga escala e enorme velocidade, como a astrofísica e a cosmologia. Não é à toa que Einstein foi eleito a personalidade do século pela revista Time.
Albert Einstein Max Planck
4) Big-Bang - Edwin Hubble Big-Bang: qual é a origem do Universo? Muitas evidências indicam que toda a matéria e a energia nele existentes, e o próprio espaço e tempo, se originaram há uns 20 bilhões de anos, a partir de um único ponto, chamado singularidade, que "explodiu" e ainda está se expandindo. A expressão foi cunhada por um físico russo-americano, George Gamow. Continua sendo uma teoria, pois suas evidências são indiretas; seria impossível observá-lo. Mas o Big-Bang mudou tudo na maneira de encararmos a criação, inclusive do ponto de vista filosófico. (Em 1927, combinando os estudos anteriores sobre o aspecto luminoso, Hubble descobriu que a mudança para o vermelho das galáxias em recessão aumenta proporcionalmente à distância com relação à Terra. Em outras palavras, o universo está se expandindo e com as estrelas mais distantes se movendo mais rápido. O ritmo da expansão é representado pelo cálculo que é denominado constante de Hubble. Segundo os cálculos atuais as galáxias estão se expandindo a uma velocidade de aproximadamente 16 à 32 quilômetros por segundo para cada milhão de anos – luz de distância da Terra. Se imaginarmos e calcularmos mateaticamente a expansão em sentido contrário todas as galáxias encontrariam se uem um único ponto, considerado o principio do universo. A maioria dos estudiosos concorda que o tempo zero ocorreu cerca de 15 bilhões de anos. Em 1927, depois de tomar conhecimento sobre a teoria da expansão do universo, Georges Edward Lemaitre apresentou a teoria que hoje é generalizadamente aceita pelos astrônomos e especialistas. Ele afirma que no tempo zero o universo era somente uma massa minúscula que ele denominou de “ovo cósmico” ou “super átomo”, nada mais existia, o ovo cósmico estava sujeito a própria atração gravitacional, contraindo e comprimindo – se cada vez mais, em algum momento com uma temperatura elevadíssima e o volume mínimo ocorreu uma grande explosão. Lemaitre afirmou que a recessão das galáxias é prova visível dessa explosão. Essa teoria foi aperfeiçoada por George Gamow e publicada em 1948 em um artigo entitulado: “A origem dos elementos químicos.”, no qual Gamow utilizou pela primeira vez o termo Big Bang. Esta teoria hoje, de tão aceita é chamada de teoria padrão. Embora o Big Bang Ter ocorrido há cerca de 15 bilhões de anos, foram precisos vários bilhões de anos só para que as galáxias adquirissem sua atual configuração no universo. Ainda não há consenso se o universo ira continuar de expandindo indefinidamente.)
5) Evolução - Charles Darwin (No ano de1859, na certeza de ter a encontrado a resposta aos seus questionamentos, ele escreveu o livro: A Origem das Espécies.) Teoria da evolução: Até a publicação do pioneiro estudo do naturalista inglês Charles Darwin no século XIX, existiam muitas teorias que procuravam explicar, de forma insatisfatória, a diversidade das espécies vivas no planeta e o fato evidente de que algumas descendiam de outras. Darwin propôs, brilhantemente, o mecanismo para a evolução, através da teoria da seleção natural, ou da adaptação seletiva, pela qual pequenas mudanças nos organismos vivos afetam sua sobrevivência em relação a mudanças ambientais, e que os mais aptos conseguem se reproduzir em maior quantidade. Constitui, até hoje, o embasamento que tudo explica, na biologia.
Charles Darwin
6) Célula e genética - Walther Flemming e Gregor Mendell Em 1879, Walther Flemming conseguiu identificar um material filiforme no núcleo das células Código genético: a descoberta da estrutura e da função do DNA e do RNA na codificação genética e nos mecanismos da herança e das funções celulares é um dos mais espetaculares avanços científicos de todos os tempos, tendo revolucionado profundamente a biologia e a medicina. O feito é devido a dois cientistas ingleses na década dos 50s, Crick e Watson (que ainda estão vivos). Abriu o caminho para uma nova era da humanidade, através da engenharia genética, a terapia gênica, a síntese de novas formas de vida, e assim por diante. É o ser humano brincando de Deus.
A célula: os naturalistas descobriram, através do uso de um novo instrumento, o microscópio, que os organismos eram constituídos por unidades muito pequenas, denominadas células. Bactérias, protozoários e alguns tipos de algas são unicelulares, mas a complexidade da vida aumentou muito com o surgimento dos seres pluricelulares. Seu funcionamento pode ser explicado como uma cooperação integrada entre grupos de células especializadas em determinados tipos de funções, como suporte, nutrição, respiração, comando, etc. A teoria celular deu origem também à medicina científica, ao levar-nos a entender que as doenças surgem em decorrência do malfuncionamento ou morte de grupos dessas células, e abriu as portas para o diagnóstico e a terapia modernos.
7) DNA - Francis Crick e James Watson Em 1869, o bioquímico suíço Friedtich Mieschner aventou pela primeira vez que todos os núcleos celulares provavelmente possuíram uma química especifica.
“Crick, então de 36 anos, e Watson, de 24, trabalhavam no Laboratório Cavendish da Universidade de Cambridge em 1953 quando descobriram a dupla hélice, a estrutura molecular do DNA, uma descoberta que, na época, segundo Crick, apenas um pequeno grupo "pensou que poderia ser interessante".
4- Antes de 1930 a Mulher não tinha direito ao voto, Por quê?
Pq não era considerada a igualdade entre os sexos... A mulher não era considerada cidadã, por isso não podia votar.
5- Como a Mulher ganhou o direito ao voto?
O voto feminino foi permitido pela primeira vez em 1893, na Nova Zelândia, graças ao movimento feminista.
Vale dizer que tal movimento foi fortemente baseado nos ideais iluministas, mas foi depois da Revolução Industrial (principalmente na Inglaterra) que o movimento sufragista se expandiu e influenciou outras países. A história da luta das mulheres pelos votos é muito bonita... lembrando aqui que estou fazendo um breve resumo.
No Brasil, apenas tivemos direito de votar quando da instituição do nosso Código Eleitoral de 1932, no governo de Getúlio Vargas
6- O que mudou de lá prá cá?
Estas primeiras manifestações desafiaram ao mesmo tempo a ordem conservadora que excluía a mulher do mundo público (do voto, do direito como cidadã) e também, propostas mais radicais que iam além da igualdade política, mas que abrangiam a emancipação feminina, pautando-se na relação de dominação masculina sobre a feminina em todos os aspectos da vida da mulher. Durante o império, alguns juristas tentaram legalizar o voto feminino, com ou sem o consentimento do marido. A constituição de 1891, não excluía a mulher do voto, pois na cabeça dos constituintes não existia a ideia da mulher como um indivíduo dotado de direitos. Isso fez com que muitas mulheres requeressem, sem sucesso, o alistamento. A constituição republicana de 1891 continha inicialmente uma medida que dava direito de voto para as mulheres, mas na última versão essa medida foi abolida, pois predominou a ideia de que a política era uma atividade desonrosa para a mulher.
Alguns momentos históricos desta época foram importantes no avanço da luta das mulheres, entre outros, as greves de 1917, em 1922 o surgimento do Partido Comunista do Brasil e, nesta mesma data, a realização da Semana de Arte Moderna em São Paulo.
Em 1922, aquela que é, ao lado de Nísia Floresta, considerada pioneira no feminismo brasileiro, Berta Lutz, fundou a Federação Brasileira pelo Progresso Feminino, que lutava pelo voto, pela escolha do domicílio e pelo trabalho de mulheres sem autorização do marido.
Rio Grande do Norte e Minas Gerais foram Estados pioneiros no país a legalizar o voto feminino. A primeira eleitora registrada foi Celina Guimarães Viana. Celina, em 1927, invocou o artigo 17 da lei eleitoral do Rio Grande do Norte. Que dispunha: "No Rio Grande do Norte, poderão votar e ser votados, sem distinção de sexo, todos os cidadãos que reunirem as condições exigidas em Lei". Em 25 de novembro de 1927, ela deu entrada numa petição requerendo sua inclusão no rol dos eleitores. Face ao que o juiz Israel Ferreira Nunes deu parecer favorável, incluindo-a no rol dos eleitores e enviou telegrama ao presidente do Senado Federal, pedindo em nome da mulher brasileira a aprovação do projeto que instituía o voto feminino. Mas, em nível nacional, o fato que mais repercutiu em relação a todas as mulheres, foi ter a escritora, advogada e feminista mineira, Mietta Santiago, em 1928, notado que a proibição ao voto feminino contrariava o artigo 70 da Constituição da República Federativa dos Estados Unidos do Brasil (24 de fevereiro de 1891), então em vigor. O artigo diz: "São eleitores os cidadãos maiores de 21 anos que se alistarem na forma da lei". O artigo diz, como visto, simplesmente "cidadãos maiores de 21 anos...", sem qualquer discriminação de sexo. Com base nisso, Mietta impetrou, como advogada, Mandado de Segurança e obteve sentença (fato inédito no país) que lhe permitiu votasse em si mesma para um mandato de deputada federal. Embora não tivesse a advogada mineira conseguido se eleger, o que seria uma ousadia para a época, o Partido Republicano do Rio Grande do Norte, aproveitando-se dessa brecha aberta por Mietta Santiago, pode candidatar a potiguar Luiza Alzira Soriano Teixeira. Que se tornaria a primeira mulher a ser eleita para um mandato político no Brasil. Ou seja, Alzira Soriano, em 1929, tomaria posse no cargo de intendente do município potiguar de Lages, RN.
Bem, tornando a Mietta, importa dizer ter sido ela a primeira a exercer pois, plenamente, os seus direitos políticos. A saber: direito político ativo (votar), amparado em sentença, fundada em direito líquido e certo previsto na Constituição Federal, e também direito político passivo (ser votada). Como bem diz Carlos Drummond de Andrade no seu poema Mulher Eleitora: "MIETTA SANTIAGO, loura poeta bacharel conquista, por sentença de juiz, direito de votar e ser votada..." O código eleitoral elaborado em 1933 finalmente estendia o direito a voto e a representação política às mulheres; na constituinte de 1934 houve uma representante do sexo feminino, a primeira deputada do Brasil: Carlota Pereira de Queirós.
Um outro movimento na época, concomitante a luta por direitos políticos era um movimento mais de enfrentamento na justiça e nas atividades de mulheres livres-pensadoras que criavam jornais e escreviam livros e peças de teatro. Somavam-se a elas as anarquistas radicais que traziam consigo à luta das trabalhadoras, discutindo, assim, o trabalho e a desigualdade de classe, bem distante das preocupações das feministas de elite.
7- Você acha que mulheres e homens deveriam possuir os mesmos deveres e direitos? Explique.
Sim acho pois deus nos fez igual para podermos conviver em paz e igualdade por isso temos que ser iguais pelo menos nossos direitos
8- Nas grandes cidades há vários espaços culturais e para a cultura em modo geral, dê alguns exemplos desses lugares, cite alguns aos quais você queira conhecer um dia.
MASP, Pinacoteca,Museu da Lingua Portuguesa, Bienal . . .
9- Em nossa cidade como a cultura é difundida? Existe apoio ou espaço para atividades do gênero?
Atraves de festa, apresentações entre outras.Sim para algumas coisas
10- Se você fosse o prefeito, socialmente, o que você faria para a melhora Cultural?
Proporcionaria mais festas para integrar a cultura de nossas terras
aline
Ficha
Usuário:
Tópicos semelhantes
» Dia da informática (Aline e Bia)
» folclore aline
» Dia do gaucho Aline
» artistas e injustiça Aline
» Dia de São Cosme e Damião Aline
» folclore aline
» Dia do gaucho Aline
» artistas e injustiça Aline
» Dia de São Cosme e Damião Aline
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos