Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

camada ozonio

Ir para baixo

camada ozonio  Empty camada ozonio

Mensagem  jardson galbre da silva Seg Set 12, 2011 1:47 pm



Situada na estratosfera , entre os quilômetros 20 e 35 de altitude, a camada de ozônio tem cerca de 15 km de espessura. Sua constituição, há cerca de 400 milhões de anos, permitiu o desenvolvimento de vida na Terra, já que o ozônio, um gás rarefeito cujas moléculas se compõem de três átomos de oxigênio, impede a passagem de grande parte da radiação ultravioleta emitida pelo Sol.
Redução da camada ? Como a composição da atmosfera nessa altitude é bastante estável, a camada de ozônio manteve-se inalterada por milhões de anos. Nas últimas décadas, entretanto, vem ocorrendo uma diminuição na concentração de ozônio, causada pela emissão de poluentes na atmosfera. O maior responsável é o cloro presente em clorofluorcarbonetos (CFC). Ele é utilizado como propelente de sprays, em embalagens de plástico, chips de computador, solventes para a indústria eletrônica e, especialmente, em aparelhos de refrigeração, como geladeira e ar-condicionado. A relação entre o CFC e a diminuição da camada de ozônio começa a ser discutida em 1974 pelo químico norte-americano Frank Rowland (1927-) e pelo mexicano Mario Molina (1943-), ambos ganhadores do Prêmio Nobel de Química de 1995. Dez anos depois, em 1984, é detectado um buraco na camada de ozônio sobre a Antártica, cuja extensão, 7.000.000 kMc, supera as previsões mais pessimistas.
Um novo inimigo é descoberto em 1992: o brometo de metila, um inseticida usado em plantações de tomate e morango, que existe em quantidade bem menor que o CFC, mas é 50 vezes mais prejudicial. Calcula-se que o bromo encontrado no brometo de metila seja responsável por 5% a 10% do total da destruição da camada de ozônio no mundo.
Conseqüências ? A redução da camada de ozônio causa maior incidência dos raios ultravioleta, o que diminui a capacidade de fotossíntese nos vegetais e afeta as espécies animais. Nos seres humanos compromete a resistência do sistema imunológico e causa câncer de pele e doenças oculares, como a catarata. Políticas ambientais ? Em 1987, 24 países assinam o Protocolo de Montreal, no Canadá, comprometendo-se a restringir à metade a produção de CFC até 1999. Em junho de 1990, a ONU determina o fim gradativo da fabricação de CFC até o ano 2010. No mesmo ano é criado o Programa Brasileiro de Eliminação da Produção e Consumo das Substâncias que Destroem a Camada de Ozônio, que pretende acabar com o uso de CFC no país até 2001. Entre 1988 e 1995, a utilização de CFC cai 76% no mundo inteiro. Os Estados Unidos, em 1994, substituem totalmente o produto, assim como vários países europeus. O Brasil reduz sua utilização em 31%. Mas, como o CFC leva anos para chegar à estratosfera, estima-se que a camada de ozônio só vai começar a se recuperar no final da década e não será totalmente reconstituída antes de um século.
Antártica
Aproximadamente 90% das geleiras do mundo estão na Antártica . O continente é coberto por uma grossa camada de gelo que supera 4 mil m de espessura em alguns pontos. No inverno, sua superfície gelada é duplicada pelo congelamento dos oceanos. Essas calotas polares são muito importantes para o equilíbrio ambiental do planeta: além de concentrar cerca de 70% das reservas de água doce da Terra, interferem no nível dos oceanos em virtude das variações em sua extensão e espessura. Na região existem estações de pesquisa de vários países, ocupadas periodicamente por cientistas. O clima severo não permite, porém, que abriguem moradores permanentes. A Antártica também é bastante procurada pelos apreciadores do turismo de aventura, interessados em sua paisagem singular e em sua rica fauna marinha, como os pingüins, as focas, os elefantes-marinhos e as baleias. A redução significativa da população de baleias motivou, em 1994, a criação de uma área de preservação, após décadas de pesca comercial predatória.
ECONOMIA ? As atividades na região restringem-se à pesca, regulamentada desde 1982, e à investigação científica em diversas áreas, como geologia, glaciologia, sismologia, meteorologia, biologia e hidrologia. Importantes descobertas têm sido feitas, entre elas a existência de um buraco na camada de ozônio, localizado sobre seu território. Em 1961 entra em vigor o Tratado da Antártica, que internacionaliza o continente e regulamenta o uso exclusivo da região para pesquisas com fins pacíficos. Não são permitidos exercícios militares, testes nucleares e depósitos de lixo radioativo. O tratado é inicialmente assinado por África do Sul, Argentina, Austrália, Bélgica, Chile, EUA, França, Japão, Nova Zelândia, Noruega, Reino Unido e ex-União Soviética. Posteriormente recebe a adesão de mais 30 nações, incluindo o Brasil. O Protocolo de Madri, que entra em vigor em 1991, proíbe por 50 anos a exploração econômica dos recursos minerais da Antártica. A medida é preventiva, já que até hoje não foram encontradas reservas de interesse comercial no continente...

jardson galbre da silva


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos